Simplicidade e estilo

by valeriamidena on maio 20, 2013

Elsa Peretti :: photo by Duane Michals :: Vogue, 1974

Elsa Peretti :: photo by Duane Michals :: Vogue, 1974

Elsa Peretti talvez seja a maior responsável pela imagem contemporânea da Tiffany & Co.. Desde sua primeira coleção para a marca, em 1974, a designer italiana vem criando belíssimos objetos e jóias que se caracterizam por uma simplicidade orgânica e por uma indiscutível elegância formal – atributos que têm mantido suas peças entre as mais vendidas da companhia ao longo desses quase 40 anos.

Nascida em Firenze em 1940, Elsa desde muito cedo revelou seu espírito criativo, curioso e livre. Filha de um magnata da indústria do petróleo, ainda jovem distanciou-se dos pais conservadores ao passar um tempo na Suíça, lecionando italiano e ski. De volta à Itália, formou-se em design de interiores em Roma e, após romper um tradicional noivado, mudou-se para Milão e começou a trabalhar com o arquiteto Dado Torrigiani. No ano seguinte, 1963, mudou-se para Barcelona e iniciou carreira como modelo, ao mesmo tempo em que mergulhou no fascinante universo dos artistas e arquitetos catalães – em especial no de Gaudí, uma declarada influência. Fascinada pelas formas esculturais, viajou ao Japão e a Hong-Kong para imergir na arte e no simbolismo asiático; por fim, em 1968, emigrou para os Estados Unidos e foi viver em Nova Iorque (segundo ela, o melhor lugar para desfrutar da juventude naqueles anos).

Desfilando para Halston, Sant’ Angelo e De La Renta, Elsa percebeu seu especial interesse pelo design de jóias e acessórios. Com seu jeito de ser um tanto rebelde, o olhar refinado de esteta e a proximidade com o mundo da moda, ela rapidamente entendeu que a linguagem que estava surgindo no design de roupas (caracterizada pela aliança entre conforto, praticidade e sensualidade) deveria permear também os complementos do vestir. Começou então a modelar em cera formas abstratas, simples e orgânicas, inspiradas nas formas da natureza; depois, fundindo-as em prata, fazia delas belíssimas peças, atraentes pelo design clean e inovador e pela primorosa execução. Do primeiro colar ao contrato com a Tiffany foram apenas 5 anos – e no lançamento da primeira coleção para a famosa joalheria, suas peças já estavam todas esgotadas.

Elsa Peretti costuma dizer que sua obra vem de sua vida. E não há dúvidas de que cada uma de suas criações reflete seu jeito de ser e de ver o mundo: sua paixão pela natureza, de cujas formas se apropria para depois reinventá-las; sua incansável curiosidade, que a move em pesquisas acerca dos mais diversos materiais e processos de produção; sua devoção ao artesanato, que faz de cada peça resultado de um árduo e investigativo trabalho manual; e sua eterna rebeldia, que mantém nela viva a chama do questionamento.

Ainda hoje, não há modelo mais perfeita para as peças de Elsa Peretti do que ela mesma. Estilo (que, segundo a própria designer, não condiz com excessos), beleza, simplicidade, competência, elegância e personalidade – para ver, usar, admirar e aprender.

Para saber mais: http://elsaperettidesign.blogspot.com.br

Leave your comment

Required.

Required. Not published.

If you have one.