Múltiplas escolhas

por valeriamidena em abril 1, 2011

Pantone®Guide

Catálogos referenciais vêm sendo utilizados desde o século XVI como instrumentos de trabalho por todas as áreas das artes decorativas. Tendo como finalidade experimentação, documentação, comercialização ou divulgação, são peça dotadas de uma beleza muito particular pois, reunindo inúmeras possibilidades de cores, desenhos, formas ou texturas, trazem aos olhos a percepção da variedade – e, fazendo-o dentro de uma ordem criteriosa, possibilitam compreensão e prazer. (Citando Montesquieu: “Não basta mostrar muitas coisas à alma: é preciso fazê-lo numa ordem, pois assim nos lembramos do que vimos e começamos a imaginar o que veremos; a alma assim se felicita por sua amplitude e sua capacitade de penetração.”)

Sobre esse tema, em 2008 o Cooper-Hewitt Museum exibiu uma belíssima exposição chamada “Multiple Choices – From Sample to Product”. Os exemplos iam de catálogos de vendas com modelos de botões de uma indústria francesa no século XVIII, passando por placas cerâmicas com referências das cores das porcelanas de Sèvres, até os atuais Pantone® Guides – cadernos, livros e objetos de beleza ímpar, capazes de encher os olhos e tirar o fôlego.

O contato com esse universo de cores, formas e suas infinitas associações é uma experiência sensorial capaz de proporcionar à nossa alma diferentes e também infinitos prazeres. Um belo exemplo disso é o PantoneHotel, inaugurado há quase um ano em Bruxelas. Convidando a “experimentar Bruxelas por meio da lente das cores”, o hotel atribuiu a cada um de seus 7 andares diferentes paletas de cores, objetivando assim proporcionar a seus hóspedes diferentes sensações – e, portanto, diferentes prazeres.

Saiba mais em:
http://www.cooperhewitt.org/EXHIBITIONS/multiple_choice/site/index.html
http://www.pantonehotel.com/

Leave your comment

Required.

Required. Not published.

If you have one.